7 características de um bom líder


Spread the love

Como um líder pode ser referência? Ser aquele ou aquela que as outras pessoas escolhem seguir?

Durante anos trabalhando com desenvolvimento de líderes eu identifiquei sete características que fazem toda a diferença quando se trata de liderança, e vou te dizer que a maior parte delas é completamente diferente do senso comum, de quais são as características de um grande líder e eu vou abordar aqui as nuances de cada uma dessas sete características.

Quando comecei a trabalhar com liderança, anos atrás, eu sempre fui apaixonado e eu imaginava que grandes líderes eram pessoas carismáticas, extrovertidas, comunicativas, mas hoje eu posso te dizer que nada está mais longe da realidade quanto isso. Descobri que existem grandes líderes que são tímidos, são introvertidas, que falam pouco e que as características que fazem uma grande diferença, não tem nada a ver com isso.

E eu quero compartilhar com você as sete características que mais vejo naquelas pessoas que naturalmente lideram com muita facilidade.

A primeira característica é que esses líderes possuem uma visão clara do propósito daquilo que eles querem construir, as pessoas que se conectam com esse propósito naturalmente acabam seguindo. Em vários treinamentos que realizei pedi um exemplo de um grande líder que não tinha um propósito, que não tinha uma visão inspiradora e, apesar de muito tempo debatendo, ninguém consegue chegar a um exemplo, nem ao menos eu encontrei nesses últimos anos, porque todo grande líder, seja ele ou ela, tem uma visão que inspira todo mundo.

Um líder é aquele que propõe uma ideia, um propósito que se conecta com um grupo significativo de pessoas, que tem aquele mesmo desejo e é por isso então que começa a conexão, mas só essa característica não é suficiente, é preciso que haja outras.

A segunda característica está conectada a um nível de confiança, para que as pessoas se sintam seguras com esse líder, com essa ideia, é preciso que essa pessoa tenha integridade, ou seja, é uma pessoa que se você encontrar lá no particular ou em qualquer outro lugar, é a mesma pessoa, com as mesmas ideias, com as mesmas convicções. Então ela transmite aquela confiança e outra coisa importante é o fato de ser muito comum, para que as pessoas confiem, principalmente no aspecto profissional, seja aquela pessoa com preparo para conduzir os demais na direção proposta, aquela pessoa que tem preparo para tornar realidade aquele propósito que defende, que ela acredita, que ela quer ver acontecendo, então é uma pessoa íntegra e também preparada, capacitada para conduzir esse processo.

A terceira característica é que, diante de grandes desafios, esses líderes permanecem tenazes, elas continuam fortes, conectadas com esse propósito, com essa visão que elas querem construir, mesmo quando a vida delas está em risco, elas não arredam o pé mesmo quando elas estão prestes a perder sua riqueza, seu patrimônio, elas não arredam pé mesmo.

Quando várias situações da vida dessas pessoas estão em risco, de modo que elas vão passar necessariamente uma dificuldade, se elas continuarem defendendo aquele propósito, aquela ideia, elas continuam com essa tenacidade, essa atitude frente aos desafios, faz com que as pessoas pensem igual a ela. Eles conseguem se manter fiel a esse propósito mesmo com uma situação como essa, continuam sendo um exemplo inspirador.

A quarta característica está conectado a esses líderes, para manterem a conexão das pessoas como propósito, sabe falar, uma vez, duas, três… quantas vezes forem necessárias, os líderes estão continuamente ajudando as pessoas a manterem essa conexão com aquilo que queremos construir e para onde estamos indo, o que estamos construindo e sabendo que algumas pessoas reagem de uma forma diferente, então esses líderes estão sempre colocando lenha na fogueira e mantendo a conexão psicológica emocional e intelectual de cada pessoa que está compondo a equipe em relação àquele propósito desejado. Ele sabe que isso faz parte da sua rotina e sabe que isso faz parte da sua função, portanto, não se sente chateado, cansado ou exausto de estarem falando as mesmas coisas todos os dias.

A quinta característica é que eles dedicam tempo de forma estruturada para desenvolver as pessoas, para ajudar as pessoas a aprenderem a fazer o melhor do que elas estão fazendo e para ajudar as pessoas a desenvolver habilidades. Se você parar para analisar, você vai perceber isso em alguns filmes, onde o líder, o protagonista, o ator principal está ensinando as pessoas a se prepararem para um desafio que vai acontecer, ele conversa, ensina outras pessoas a lidarem com a situação que estão vivendo.

Então líderes dedicam tempo, dedicam energia e colocam a sua inteligência a serviço do desenvolvimento das pessoas que estão com ele naquela jornada, isso significa que ele vai encontrar um espaço para fazer isso, é porque eles sabem que isso é vital e é importante para que aquele propósito se manifeste e para que aquela realidade realmente se manifeste na vida de todas as pessoas que estão nessa jornada com ele.

A sexta característica é que eles estão continuamente além do contexto, eles estão toda hora observando o que está acontecendo e ajustando a estratégia, sem perder a conexão com propósito e muitas vezes precisam fazer escolhas que colocam suas próprias conveniências, seus interesses pessoais em segundo plano, abrindo mão, muitas vezes, de coisas importantes para realizar o propósito que para ele ou para ela, ainda é mais importante que as suas questões pessoais, então, se você for estudar história de grandes líderes, você percebe que muitos deles abriram mão de suas carreiras, outros abriram mão da família, outros abriram mão até, de certa forma, da sua saúde, porque eles estavam tão dedicados a ação daquele propósito que momentaneamente abriam mão. E na minha visão é um dos mais desafiadores porque geralmente as pessoas querem construir grandes coisas, mas não estão dispostos a pagar o preço, nessa vida tudo tem um preço, estudar tem um preço, não estudar também tem um preço, economizar hoje, fazer investimentos para você ter uma garantia no futuro tem um preço, não fazer isso também tem o preço, cuidar da sua saúde tem um preço, não cuidar tem um preço, então líderes sabem que você tem um propósito grande o suficiente se aquilo é realmente importante para ele e para muitas outras pessoas, também tem um preço e eles pagam por isso.

E a sétima e última característica é que os líderes são humanos, eles têm medo, eles sentem raiva, eles sentem tristeza, só que eles usam essas emoções para alavancar, para gerar ainda mais energia, para realizarem o propósito, muitas pessoas acham que líderes são super humanos, mas, na verdade, líderes são humanos com super propósitos. Quando você tem um “porque” forte, você sempre encontra um “como fazer”.

Você pode me perguntar se todas as pessoas podem desenvolver essas características de grandes líderes?

Não, apenas aquelas que tem uma incrível e profunda vontade de desenvolver essas características, apenas aquelas que já sentiram o chamado em seus corações.

, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.